A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é mais que uma abordagem terapêutica, é um modelo de saúde mental e um protocolo de atendimento unificado criado para aumentar a flexibilidade psicológica. A ACT é baseada na Teoria do Quadro Relacional, que é uma abordagem da linguagem e cognição. Há evidências crescentes de que a ACT é eficaz em uma ampla gama de transtornos mentais, incluindo ansiedade, depressão, fobias, processos de luto, tratamento de vícios, instabilidade, e ou dependência emocional e esquizofrenia .
O mal-estar é normal e a nossa busca visa evidenciar o comportamento paradoxal: quanto mais se tenta evitar o mal-estar, maior sofrimento se obtém . O objetivo da terapia é ajudar as pessoas a tolerar o mal-estar, para gerar flexibilidade na regulação do comportamento e direcionar a vida da pessoa em direção às metas que ela considera valiosas.
A flexibilidade psicológica é um conceito central na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Ela se refere à capacidade de uma pessoa de se adaptar às mudanças e às circunstâncias desafiadoras da vida. O modelo de flexibilidade psicológica envolve seis processos centrais:
1. **Desfusão**: Este processo visa mudar a maneira como as pessoas interagem com seus pensamentos, que às vezes podem ser fonte de sofrimento. O objetivo é estabelecer uma relação com os pensamentos, considerando-os como o que são: apenas pensamentos que o indivíduo tem no momento e não verdades concretas e literais sobre ele ou sobre o mundo.
2. **Aceitação**: Este processo implica abrir espaço para que os eventos privados comumente julgados como indesejáveis e inaceitáveis sejam sentidos da maneira como eles são apresentados. Aceitação não envolve gostar de sentir ou não daquilo que se sente, mas aceitar que existe um motivo para isso e que não é necessário se esquivar ou tentar controlar esses sentimentos.
3. **Contato com o momento presente **: Este processo colabora para que a pessoa retorne e fique conectada ao momento presente. A prática tenta trazer propositalmente a atenção da pessoa para o aqui e agora, experienciando o mundo diretamente, conforme ele é apresentado, sendo assim, distanciando dos traumas e sofrimento do passado e também não se preocupando com um futuro que ainda não chega.
4. **Self como contexto**: Este processo ajuda a pessoa a desenvolver uma perspectiva mais ampla de si mesma, além do conteúdo de seus pensamentos e sentimentos. Isso permite que a pessoa se relacione com seus pensamentos e sentimentos de uma maneira mais flexível sem que este faça parte da personalidade.
5. **Valores**: Este processo ajuda a pessoa a identificar e esclarecer o que é verdadeiramente importante para ela em sua vida. Isso pode fornecer uma direção clara para a ação comprometida, um propósito ou sentido para a vida.
6. **Ação comprometida**: Este processo envolve tomar medidas concretas em direção aos valores identificados, mesmo na presença de obstáculos ou dificuldades.
Esses seis processos trabalham juntos para ajudar as pessoas a aumentar sua flexibilidade psicológica e viver uma vida mais plena e satisfatória. Na psicoterapia você aprenderá a aplicar esses processos em suas próprias vidas para melhorar seu bem-estar geral.
A ACT pode ser uma abordagem útil para aqueles que buscam ajuda para lidar com transtornos mentais ou para aqueles que desejam aumentar sua flexibilidade psicológica e viver uma vida mais plena e satisfatória.
Rudi psicólogo
Copyright © 2024 Rudi psicólogo – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.